Translate

Visita técnica dos alunos de Gestão de TI

                                                                                                 



  Tivemos a oportunidade de visitar a MELT metais e ligas S.A., uma empresa que atua em São João del Rei, MG (que foi a visitada), Ariquemes, RO, e pretende abrir mais uma unidade no Pará. A empresa produz Estanho grau A e B, liga pewter, metal patente, liga bismutada, solda branda e pasta de soldar a partir de um minério chamado Cassiterita, abundante na região. Ela atende indústrias automobilísticas, eletro eletrônicas, informática, telecomunicações, construção civil, embalagens siderúrgicas, artigos de decoração e bijuterias, engarrafadores de gases etc.
   Lá dentro pudemos ter acesso principalmente ao setor de TI, que se encontra junto a parte administrativa da empresa. Ele conta com 4 servidores, 1 computador, 2 No Brake, 1 KVM, 1 Switch dentre outros aparatos tecnológicos. A sala deve estar sempre com o ar condicionado ligado devido à temperatura em que os computadores chegam.  Este setor é o responsável direto por toda a parte de informática da empresa. É lá que se encontram os servidores de internet, aplicativos e o banco de dados da empresa, ou seja, todo o uso e transmissão de dados da empresa passa necessáriamente pelo setor. Inclusive os dados das outras unidades. Sua importância por tanto é total, sendo que se o setor parar, para toda a empresa.
   O responsável por esse setor acaba se tornando responsável, mesmo que indiretamente,  pelo bom andamento da empresa. Ele deve fazer com que a transmissão de dados ocorra sem erro e sem lentidão, além de ter que manter toda a rede estável e suas máquinas disponíveis para uso. Para tanto ele precisa ser conhecedor de várias áreas da informática, como arquitetura de redes, arquitetura de computadores e dominar o uso de softwares e hardwares específicos para indústrias.
   Por ter tantas responsabilidades, o gestor de TI deve ser muito ético na hora de aplicar suas políticas de privacidade de dados e proteção da rede. Sendo assim, ele não pode se deixar levar por laços afetivos ou chantagens  e "liberar" privilégios para os funcionários, como por exemplo, liberar o uso de sites de relacionamento, que pode acarretar em uma invasão na rede da empresa.
  Com essas atitutes ele protege o servidor de dados, onde está  armazenada a "inteligência" da empresa. Este servidor deve ter uma alta performance para garantir que o processo de leitura e gravação de dados ocorra com o menor dispêndio de tempo possível e também possuir um grande espaço de armazenamento em disco rígido, que é o que pudemos encontrar na empresa em questão. Esses dados além de possuir uma blindagem em relação a ataques externos, funcionam em RAID 1, o famoso espelhamento, que protege os dados em caso de uma perda de um dos discos rígidos.
  Já o servidor de Internet, fica responsável pela comunicação com a rede interna da empresa com a externa, com um servidor apenas para a conexão, é possível controlar todo o tráfego de dados e pacotes, protegendo ainda mais as estações de trabalho e os servidores contra vírus, spam, phishing entre outros. Ele torna a conexão mais estável e confiável, com suas permissões de acesso. O gestor tem, então, controle total sobre todo o conteúdo disponível da WEB dentro da empresa. Tudo isso se torna possível através de um software controlador que monitora todas as ações efetuadas na rede, e utilizando de um sistema de distribuição de IP estático ele pode identificar e controlar possíveis usos indevidos da internet.
    O uso de tantos servidores poderia trazer dificuldades de acesso, porém não é o que pudemos observar. As máquinas estão todas ligadas a um apareho chamado KVM, que faz o chaveamento entre os servidores e apenas um monitor, mouse e teclado. Com um atalho que pode ser usado diretamente pelo teclado ele altera o acesso em questão de milésimos de segundo e pode ter acesso imediato aos servidores.
  O setor de TI conta também com uma defesa contra quedas de energia, já que, um servidor sem energia é um servidor parado, o que gera prejuízos para a empresa. Essa defesa se chama No Break e consiste em um estabilizador com uma bateria recarregável embutida, enquanto está conectado à energia ela se carrega e se houver uma queda de energia ela mantém a máquina funcionando tempo suficiente para que os trabalhos sejam salvos e não haja desligamento forçado.

   Dentro da instituição, nós pudemos notar a existência de dois links de internet, um para uso interno da empresa, com políticas de controle de acesso, e um totalmente liberado, para visitantes. Esse tipo de recurso se deve à proteção da rede, uma vez que usando um link diferente o visitante não pode ter acesso às ações internas da empresa e muito menos passar vírus para a rede dela. Mesmo assim, a internet para visitantes tem uma senha, que é liberada para os visitantes de acordo com o aval do gestor de TI ou de seus superiores.
  Utilizando de tantos meios defensivos, as máquinas utilizadas pela empresa ficam praticamente invioláveis e dessa forma a manutenção das mesmas se torna muito fácil. O maior problema encontrado pelo gestor é o acumulo de pó, que pode ser facilmente tratado. Outro ponto apontado foi o update das máquinas, que se dá lentamente devido à baixa verba destinada ao setor, mas mesmo assim, todas as máquinas da empresa estão em atualização e o setor de TI possui computadores de última geração.
  Enfim, a visita foi extremamente aproveitada por nós, alunos de TI. Já que o curso tem o objetivo de formar gestores na área, exatamente a função desempenhada no setor de TI da Melt. O conhecimento que nos foi condicionado com certeza terá grande uso no futuro, quando estivermos desempenhando a função de Gestor da Tecnologia da Informação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário