Translate

Pirates of Silicon Valley

Este ótimo filme é recomendado para todos que estão inseridos na área da informática, ele conta uma parte da história dos computadores, focando nas gigantes Apple e Microsoft.


Título: Piratas da Informática
Titulo Original.: Pirates of Silicon Valley
Pais/Ano: EUA / 1999
Direção: Martyn Burke







   O filme foi feito pela TNT especialmente para a televisão, ele conta a história de Steve Jobs e Bill Gates e suas ambições no campo da informática. Enquanto Jobs foi um jovem descolado e ativo, Gates não passava de um nerd sem graça, mas esses dois foram as peças chave da era da informação. Eles e seus companheiros, Paul Allen e Steve Wozniak, criaram duas empresas que hoje são as principais do ramo e fizeram uma revolução no cenário da época em realção à computadores.
   No contexto histórico do filme, não existiam computadores de uso pessoal com o vemos hoje e alguns jovens estavam ansiosos para usar dessa tecnologia. Foi então que Steve e Bill começaram a "piratear" grandes empresas como a IBM, gigante da época, e criaram os microcomputadores, minúsculos em relação aos mainframes. Além da relação entre os personagens principais com as grandes empresas eles também interagiam entre si e chegam até a roubar a idéia um do outro. No lançamento do Apple II, numa pequena feira de informática, Bill Gates, até então desconhecido, é esnobado por Steve Jobs. A partir deste momento ele resolve destruir a Apple. As grandes empresas como IBM, Xerox e outras não acreditavam na popularização dos computadores pessoais e nessa época não se interessaram pelo investimento. Mas logo perceberam o que estavam perdendo e começaram a retomar o tempo perdido. Buscando produzir melhores computadores que a Apple Computer, que fechou a década como uma das melhores. A IBM decidiu entrar no setor e queria fabricar um microcomputador que superasse o Apple II da Apple. A empresa criou o hardware do computador, os circuitos lógicos em si, porém deveria haver um sistema operacional para que ele e os programas pudessem funcionar. Contratou então uma outra empresa, a Microsoft para criar um sistema operacional que fosse compatível com o seu projeto.Precisamente nesse ponto, entra na história a figura daquele que se tornaria um dos homens mais ricos de todos os tempos, Bill Gates. Ele comprou, por 50 mil dólares, os direitos de um sistema operacional quase pronto, que não tinha muito poder de processamento e nem muita memória, desenvolvido por outros universitários e fazendo algumas modificações, entregou-o para a IBM, que por sua vez lançou o IBM PC. Em um centro de pesquisa da Xerox, a Apple é instrumentalizada com mecanismos que facilitam o uso dos computadores pelas pessoas. A partir disto a Apple cria o Macintosh e o Lisa, dois projetos com interface gráfica. É assim que surge a interface gráfica, ícones que através do mouse guiam à seleção e execução de tarefas. Mas, uma cartada de Bill Gates define a liderança da IBM e da Microsoft no mercado de computadores. Com muita malícia, ele fecha um contrato para fornecer programas para o Macintosh. Quando Jobs percebe, Bill já roubou sua tecnologia e criou o Windows – uma cópia deslavada do Macintosh. O filme termina com a Apple se rendendo, em 1997, a Bill Gates – coisa que realmente aconteceu.




Nós estamos em 2012, o que será que aconteceu então com Bill e Steve?

Nenhum comentário:

Postar um comentário